Saúde



RA, 26 DE OUTUBRO DE 2011

Outubro Rosa

Gente, desculpem-me se estou falando muito sobre saúde, mas como futura médica(rs.), não poderia deixar de falar sobre a prevenção do câncer de mama no mês internacional do combate a essa neoplasia que é a mais comum na mulher.


Meu intuito aqui não é deixar ninguém neurótica, até porque 80% dos nódulos ("caroços") encontrados nas mamas são benignos.
A Sociedade Brasileira de Ginecologia indica o exame de mamografia anual a partir dos 40 anos, e teoricamente o SUS é obrigado a dar esse direito a mulher... infelizmente, já fiquei sabendo que na rede pública só se consegue a partir dos 50. Se você tem história familiar, o ideal é começar desde 35 anos.
Com mamografia ou sem ela, o auto-exame das mamas é fundamental e pode ser feito por qualquer mulher em qualquer idade.



Encontrando qualquer alteração, marque uma consulta com sua ginecologista. Ah! Perto da menstruação é comum algumas mulheres terem inchaço nos seios e isso pode aumentar alguns linfonodos axilares... não se desespere! Perceba se eles se tornam impalpáveis depois...

Tentei usar a linguagem mais simples possível. Fiquem a vontade para comentar qualquer dúvida!

Se amem!



Beijo, beijo
Luiza

TERÇA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2011

Check-up

Não sei se vocês sabem, mas hoje é dia dos Médicos (iei!). Baseada nisso, resolvi fazer um post um pouco diferente dos assuntos que abordamos aqui no blog, mas muito importante. Afinal, para "brincar de casinha" tem que ter saúde!
Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, esquecemos de cuidar de nós mesmas e por incrível que pareça, só vemos médicos em programas de TV ou na emergência de um hospital quando a coisa já tá braba.
Já está mais que comprovado que a melhor medicina é a PREVENTIVA, aquela que diagnostica uma possível doença ou a já presença dela, mas em fases iniciais quando um tratamento bem mais simples pode ser proposto.


Dito isso, vamos às consultas:
1- Considero a/o Ginecologista a/o clíninca/o geral da mulher, por isso vá a ela/e uma vez por ano! Lá você realizará o preventivo ( indicado mesmo para quem já tomou as 3 doses da vacina de HPV), exame das mamas ( e se necessário, levará um pedido de mamografia), além de poder avaliar possível pressão alta, anemia, colesterol alto... Peça ao profissional um exame de sangue bem completo para avaliar funções hormonais, renais, hepáticas (fígado), infecções.
2- Vá ao oftalmologista pelo menos de 2 em 2 anos. Certas doenças, como o glaucoma ( pressão alta no olho), podem não apresentar sintomas embora sejam graves.
3- Vá a um cardiologista! Pelo menos uma vez na vida, você tem que ir. Aproveite os atestados médicos que muitas academias exigem e veja como anda seu coração.
4- O dentista é o médico da boca e você precisa visitá-lo de 6 em 6 meses para uma limpeza bucal mais profunda, no máximo 1 vez por ano.
5- Sugiro também ir ao dermatologista. Ou para prevenir certas inconveniências ( acne, cravinhos, manchas...) ou para prevenir o próprio envelhecimento da pele, existem cremes muito eficazes e para todo o tipo de bolso!

Preste atenção em você!  Uma mancha, visão embaçada, tonteira, palpitação, dor de cabeça, dor muscular ou articular, formigamentos, alteração do hábito intestinal ou miccional podem ser coisas sérias, não menosprese aquilo que o seu corpo te fala! Dependendo do sintoma, procure um especialista assim que possível.

Procure manter hábitos saudáveis: PARE de fumar, faça exercícios regularmente ( 30 min pelo menos 5 vezes na semana), use filtro solar, coma frutas, legumes, beba água! Evite enlatados, carnes gordas, frituras, doces, temperos prontos ( Knorr, Sazon, Maggi) e evite o sal.  Ah! E NUNCA se auto-medique.





Minha tia, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria disse que uns dos segredos para ter um bom envelhecimento é comer o mínimo possível ( entendam como somente aquilo que o corpo precisa e não o que ele deseja).

Acho que escrevi demais...

Beijo, Beijo

Luiza

QUINTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO DE 2011

5 ao dia

Ano passado, numa visita ao Hortifruti com a minha turma de educação infantil, conheci o programa “5 ao dia”. O objetivo é promover o consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à nossa alimentação. Fiquei encantada com a forma que o programa foi transmitido às crianças pelas nutricionistas e resolvi compartilhar hoje com vocês também porque, afinal de contas, falar de saúde nunca é demais! As mensagens centrais deste programa são:


  • Consuma diariamente pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras. Preferencialmente, as cinco porções devem estar divididas em 3 porções de legumes e verduras e 2 porções de frutas, porque:
(a) as frutas são geralmente usadas como lanche, sobremesa ou suco e é fundamental que, nas preparações do almoço e do jantar, as verduras e os legumes substituam parte dos alimentos de alta densidade energética consumidos no cotidiano (alimentos industrializados, frituras etc.); e
(b) as verduras e os legumes, em média, apresentam menor densidade energética e menor teor de carboidratos que as frutas, contribuindo para a diminuição do total de calorias consumidas a cada dia.
 Alguns alimentos como batatas (inglesa, doce, baroa), aipim, inhame e cará são fonte de carboidratos (açúcar), ou seja, apresentam maior densidade energética (quantidade de calorias por peso de alimento) do que os legumes em geral. Por isso, não devem ser incluídos na contagem das porções diárias.
  • Brinque com as cores dos alimentos: quanto mais colorida, mais saudável é sua alimentação. Uma maior variedade de frutas, legumes e verduras garante o consumo de diferentes nutrientes e sabores, evitando a monotonia alimentar.
  • Distribua frutas, legumes e verduras em todas as suas refeições. De forma geral, recomenda-se que as pessoas realizem de 4 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Quando a pessoa realiza pelo menos 5 refeições diárias, fica mais fácil incluir pelo menos uma porção de fruta, um legume ou uma verdura em cada refeição.
 
Como adotar o “5 ao Dia” – dicas para o dia-a-dia
  • Dê preferência para os produtos da estação, pois são mais baratos, saborosos e mais ricos em nutrientes. Em alguns lugares, como as feiras livres, são mais frescos. Esses alimentos são perecíveis, por isso a compra deve ser realizada em pequenos intervalos (em geral, semanalmente), na quantidade suficiente até a próxima compra.
  • Incremente suas refeições com frutas, legumes ou verduras. As frutas podem ser usadas para enriquecer e dar um toque diferente nas saladas. Algumas verduras ou legumes podem ser cozidos juntos com o arroz (ex: brócolis, agrião, tomate), com algum tipo de carne (agrião ou cenoura) ou acrescentados à farofa (couve ou cenoura). Eles conferem cor e sabor às preparações, aumentam o teor de vitaminas e minerais e permitem maior variedade no cardápio do dia-a-dia.
  • Varie o tipo de corte e a forma de preparo das frutas, legumes e verduras para estimular o consumo, principalmente entre as crianças.
  • Deixe sempre à mão frutas prontas para serem consumidas, isto é, higienizadas e em lugar visível. Não há quem resista a um prato de frutas coloridas e saborosas.
  • Sempre que possível, coma frutas, legumes e verduras crus e/ou com casca (desde que devidamente higienizados): eles fornecem menos calorias por porção e são mais ricos em fibras.
  • As frutas frescas ou secas podem ser utilizadas nos lanches, durante reuniões de trabalho, ficam saborosas quando combinadas a iogurte, a sementes torradas, como de abóbora e girassol e a cereais, como granola e aveia.
  • Leve sempre fruta fresca ou seca com você. Na hora que a fome apertar, em vez de um salgadinho ou um biscoito, você terá uma opção mais saudável.
  • Troque o refrigerante ou chá gelado por suco de fruta natural.
  • Invente novas receitas! Experimente frutas e legumes que você não tem o hábito de comer!
Fonte: Cartilha 5 ao dia

Beijos!
Esther

Docinho, magrinho e saudável… existe?


Sempre disse que, quando casasse, na minha casa só teria coisa saudável e que na regra “quem casa engorda” eu seria exceção.
É… nem tudo acontece conforme imaginamos, mas de fato eu e meu marido nos interessamos e investimos em produtos saudáveis e lights.
Hoje resolvi falar pra vocês do adoçante SUCRALOSE, conhecem?
Assim como o stévia, ele também é 100% natural , mas não tem aquele desgradável sabor amargo.
Estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu uso.
Não possui calorias, não causa cáries, não tem efeito na secreção de insulina ( o que é bom para os diabéticos) e não é tóxica.
O único problema é o preço… De qualquer forma, garanto a vocês que o produto dura bastante devido seu alto poder adoçante e além disso, com saúde não dá pra economizar, né?
Algumas opções de empresas que já fornecem o nosso mais novo queridinho:

Ah! Sei que a Línea oferece também produtos como barrinha de cereal, geléia, pudim e shake, usando sucralose. Fica a dica!

beijo, beijo

Luiza