18 setembro, 2012

Queijos e Vinhos


Nada melhor do que aproveitar esse finalzinho de inverno para fazer um bom queijos e vinhos! Pensando nisso, pesquisei quais vinhos combinam com os diferentes tipos de queijos - adoro o mundo que essa bebiba milenar carrega. Segue então um texto que peguei no site sommelier wine:

Como harmonizar queijos e vinhos

Na hora de fazer um queijo e vinho, aposte na diversidade e criatividade. Defina os vinhos, escolha os queijos e organize uma escala de serviço, do mais leve para o mais forte, do mais jovem para o mais maduro, servindo os vinhos na mesma ordem. A conta é de mais ou menos 50 gramas de cada tipo por pessoa.
196  220x140 queijo de cabra Vinhos para beber com queijoQuejo de Cabra (corpo leve)
É um queijo de acidez alta, possui inconfundível coloração branco gelo, tem sabor herbáceo, pode vir em peça única, firme ou em pasta. Indicado para vinhos brancos leves, secos, com boa acidez, sem madeira e bem jovens.
Sugestão de vinho: Matetic EQ Coastal Sauvignon Blanc
.
197  220x140 queijo emmenthal Vinhos para beber com queijoEmmenthal (corpo leve)
Queijo firme, de aroma amendoado, com sabor de noz e creme de leite, mais doce que salgado, textura firme e macia. Indicado para brancos com madeira, frutados e abertos.
Sugestão de vinho: Herdade dos Grous Reserva Branco
.
195  220x140 queijo brie Vinhos para beber com queijoBrie (corpo leve)
Os novos possuem cor clara, branca por fora e quando amadurecem ficam dourados. Evite-os quando estiverem com cheiro de amônia, pois indica que passaram do ponto. Para vinhos jovens e frutados, de corpo leve.
Sugestão de vinho: Honorio Rubio Senda de Haro
.
201  220x140 quejo grana padano Vinhos para beber com queijoGrana padano (corpo médio)
Queijo clássico italiano, tem formato e sabor parecido com o parmigiano, mas é mais doce, mais granulado e de paladar muito suave, perfeito para tintos maduros do Novo Mundo.
Sugestão de vinho: Colonial Estate Etrager Cabernet Sauvignon
.
198  220x140 queijo parmigiano Vinhos para beber com queijoParmigiano (corpo médio)
O famoso queijo de Parma é parecido ao grana padano, mas é um pouco mais encorpado,salgado e firme, indicado para vinhos de taninos fortes, de estilo europeu, principalmente os tintos jovens.
Sugestão de vinho: Calyptra Gran Reserva Cabernet Sauvignon
.
199  220x140 queijo roquefort Vinhos para beber com queijoGorgonzola, Roquefort (corpo forte)
Queijos de flora interna, chamados azuis, ou os curados, de sabor forte, tipo teleggio, reblochon, sobretudo os maduros. Estes tipos são para finalizar e para servir em pequena quantidade,puros ou com um fio de mel. Para Porto Vintage, Sauternes, Late Harvest.
Sugestão de vinho: Vinho do Porto Quinta do Crasto Vintage

Dá água na boca só de ler, não? Então nada de desculpas para não ter uma noite especial no próximo fim de semana!
Beijo, beijo ( e que venha a linda e colorida primavera!)
Luiza




Nenhum comentário:

Postar um comentário