06 agosto, 2012

Parto humanizado (?)

Ontem, no Rio de Janeiro, foi realizada uma marcha em apoio ao parto humanizado. Bom, que o parto tem que ser humanizado não há menor dúvida, a questão é o que é humanizar o parto.

Imagem: G1

Sei que muitos obstetras, por questões financeiras e administrativas, acabam privando as gestantes de questões que deveriam, sim, contar com a decisão destas. Decisão que para ser tomada precisa de informação. Quais são de fato os riscos e os benefícios de uma parto normal? Quais são as contra-indicações absolutas e relativas? E os riscos da cesareana? Qual dos dois é melhor para a mãe? E para o bebê?
Reconheço que há uma taxa absurda de cesareanas no serviço de saúde privado no Brasil, desproporcional a existente no SUS, quando - teoricamente- estas só são feitas quando há indicação.
Sei que os hospitais estão lotados e despreparados para a demanda de pacientes tão frágeis, vivendo um dos momentos mais importantes de suas vidas.


Agora, parto em casa???? Será mesmo que uma casa tem os mesmos rigores de higiene que um hospital? Material, aparelhos, pessoal treinado...enfim, tudo que em uma emergência pode ser necessário? Você pode pensar: mas seria apenas nos casos de pré-natal de baixo risco, tudo certinho... será que a sensibilidade de um ultrassom, exames laboratorias e clínicos é de 100%? Pode até ser perto disso, mas lembre-se que para a exceção é 100%...de falha!


Para mim, pensar em alguém sendo submetida a uma parto sem uma infraestrutura hospitalar é um retrocesso, é jogar anos e anos de evolução tecnológica e biomédica no lixo!

E você? O que pensa sobre o tema?

Beijo, beijo

Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário