24 julho, 2012

Vai um chazinho?

O chá é uma bebida que combina muito com o clima do inverno, não é mesmo? Infelizmente poucos conhecem a importância e as propriedades nutritivas que ele possui e pelo qual deveriamos consumi-lo com muito mais frequência. No blog Fale com a Nutricionista, encontrei este índice básico com algumas das principais ervas utilizadas e suas propriedades pra nos ajudar a formar esse hábito saudável!



Alecrim: poderoso cicatrizante, é também chamado de omeprazol natural por ser digestivo e auxiliar no tratamento de gastrites. Atenção se tiver doenças de próstata ou histórico de convulsão.

Alho: Dá aquele tchau para a tosse e a gripe em geral; é antiinflamatório e ajuda a diminuir a taxa de colesterol.

Boldo do chile: Para aqueles que sofrem de problemas digestivos, como a azia, nos casos de exagero no consumo da bebida alcoólica; e gastrite. Poderoso para auxiliar o processo digestivo, mas deve ser evitado por quem tem obstrução das vias biliares, doenças no fígado e gestantes.

Camomila: É um calmante natural, aumenta a atividade antibacteriana e atenua cólicas, já que diminui os espasmos musculares. Ótimo para gestantes e mulheres que estão dando de mamar pois evita as temidas cólicas dos bebês.

Canela: Acelera o metabolismo, é ótimo para adoçar e ajuda no melhor funcionamento da insulina. Pode ajudar a diminuir cólicas leves e gases, além de dar uma sensação de plenitude gástrica. Grávidas, fiquem longe!

Cavalinha: Se está retendo muito liquido, essa é a solução. A cavalinha ajuda a diminuir os inchaços, mas não é aconselhável para pessoas com insuficiência renal ou cardíaca. Outro bom motivo? Tem capacidade remineralizante, por causa da composição química rica em minerais, especialmente silício, o que é excelente para a pele! Mais um benefício? Contém efeitos protetores do fígado, propriedades antioxidantes e ação calmante.

Erva-cidreira: Relaxa o sistema nervoso, favorece o sono e atenua a ansiedade. Bom também para cólicas abdominais e gases.

Hibisco: Antioxidante, previne o envelhecimento das células, é diurético e melhora fluidez sanguínea.

Hortelã: Ideal para quem tem desconfortos gástricos e evacuação, é uma erva digestiva e estimulante. Ainda pode atenuar dores de cabeça e dar um freio na ansiedade. Mas fique atento, pois não pode ser consumido por quem tem obstrução biliar, doenças de fígado e mulheres que estão amamentando.

Romã: Bom para a garganta, pois melhora as infecções e reduz inflamação nas cordas vocais. Maravilhoso, assim como a fruta para o sistema reprodutor feminino.

Como fazer?
Todos os chás moles (flores e ervas) devem ser preparados por infusão na proporção de 1 colher de chá para cada litro de água. Assim: ferva a água e, quando ela atingir o ponto de ebulição, desligue. Acrescente a erva e deixe descansar por alguns minutos. Lembre-se que quanto mais deixar assim, mais forte terá o sabor da bebida.
Já com as ervas duras (cavalinha, por exemplo), o método indicado é a decocção, na mesma proporção das ervas acima. Faça desse jeito: Quando atingir a água ferver, acrescente a erva e deixe em fogo baixo, com o recipiente tampado, por cerca de 5 minutos.

Quanto aos sachês, normalmente eles possuem antifúngico e, por isso, não são tão legais. Vamos dar preferência às ervas frescas ou desidratadas!



Beijos,
Esther




Nenhum comentário:

Postar um comentário