06 março, 2012

Filé de salmão assado com batatas ao sal grosso e azeite trufado

Outro dia postei a foto do meu almoço no instagram/facebook e o comentário foi o mesmo: "Dá a receita!". Então tá, lá vai, rs!



Ingredientes:

Salmão:
1 filé de salmão
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Mel
Gergelim preto a gosto

Pré- aqueça o forno a 200C. Enquanto isso, tempere o salmão com sal e pimenta do reino - o limão deixa o salmão branco, por isso não recomendo seu uso. Unte uma assadeira com azeite, coloque o salmão nela com a parte escura (pele) para baixo. Asse por aproximadamente15 min, utilizando o dourador, ele ficará pronto quando você espetá-lo e o palito sair praticamente seco. Leram bem? PRATICAMENTE seco, não vão me deixar o salmão ressecado, viu!
Retire do fogão, e acrescente mel de abelha e gergelim. Pronto!
obs: Tanto o mel quanto o gergelim são tipo um toque, sabe? O prato é salgado! Rs.

Batatas:
Batatas calabreza ou do tipo aperitivo ( já vi com esses dois nomes)
Azeite
Sal comum
Sal Grosso
Azeite de oliva
Azeite de oliva trufado

Cozinhe parcialmente as batatas lavadas com casca em água e sal,  até conseguir penetrar o palito com uma certa resistência - elas vão terminar de cozinhar no  forno. Unte uma assadeira com azeite e as despeje, dando uns soquinhos nelas para elas abrirem um pouco. A Gê, minha secretária, usou um rolo de abrir massa, rs, use o que preferir. Regue com um pouco mais de azeite o salpique sal grosso. Asse em fogo alto (tipo assim, tira o salmão e coloca a batata ou vice- versa ou se seu forno for grande, os dois), até que chegue na consistência que você preferir. Eu gosto da casa crocante e com o centro macio.
Pronto! Agora é só finalizar com um fio de azeite trufado*.

Gostaram???



* Azeite com um toque de trufa, um tipo de fungo/ cogumelo, que tem um gosto defumado. É caro e difícil de achar. Dão um toque mais que especial a receita, mas não deixe de fazê-la por sua ausência. Use alecrim e outras ervas para "temperar" suas batatinhas.

Beijo, beijo

Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário