08 fevereiro, 2012

Protetor Solar

E aí, meninas? Com esse sol maravilhoso que tem feito nos últimos dias espero que estejam aproveitando pra curtir a praia, piscina, etc., mas sempre tomando os devidos cuidados, claro! 



Esses dias ouvi algo importante sobre os protetores solares de uso comum que acho importante compartilhar com vocês. Uma amiga comentou comigo que só usa o protetor solar da Cenoura & Bronze, porque é um dos únicos que não contém em sua composição uma substância cancerígena (por ser muito branquinha, ela já teve câncer de pele 3 vezes e se preocupa muito com essa questão). Fiquei chocada, porque jamais poderia imaginar que justamente os produtos que utilizamos pra nos proteger podem nos expor a este mal. Então fui fazer uma pesquisa sobre o assunto e aqui está o que encontrei. Quero deixar bem claro que não estou aqui pra criticar nenhum produto, apenas pra alertar quanto a possiveis efeitos.

Descobri que entre dez marcas de protetores solares FPS 30 testados pelo Pro Teste Associação de Consumidores (é o que mostra a análise publicada na revista Pro Teste edição nº 87 de dezembro de 2009), apenas dois comprovaram sua eficiência na proteção - os protetores L'Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze - e apenas três não apresentaram em sua composição um ingrediente potencialmente cancerígeno, o Benzophenone-3, que já é até proibido em outros países.  

Segundo o oncologista Antônio Carlos Barcellos, do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), essa substância apontada como cancerígena é fotosensibilizante, ou seja, quando exposta aos raios UVA pode produzir radicais livres que, em teoria, são carcinogênicos (que podem causar câncer). O oncologista frisa que não há estudos que comprovem essa teoria, mas que ela "é bastante possível, já que há comprovação de que os radicais livres podem causar câncer".
Se quiserem saber um pouco mais sobre essa pesquisa leiam a matéria completa aqui no Uol Ciência e Saúde. Enfim, esta pesquisa foi realizada em 2009 e a última atualização que encontrei foi no próprio site da ProTeste, aqui. Aparentemente nenhum dos protetores testados teve sua composição alterada, apesar de algumas providências terem sido tomadas pelas marcas de alguns produtos. A Associação de Consumidores apresenta um pequeno quadro com os protetores recomendados para o uso (ainda recomendam a Loção Bloqueadora Solar Expertise L'Oréal e o Bloqueador Solar Cenoura e Bronze) e os que devem ser evitados por conterem o Benzophenone-3. Confesso que tenho em casa um protetor (adquirido no ano passado) de uma das marcas que não passaram no teste e fui conferir sua composição... estava mesmo lá o Benzophenone-3.



É importante lembrar que os conteúdos dos produtos estão sendo vendidos atualmente no mercado dentro dos padrões da legislação brasileira, então a nós consumidores cabe apenas escolher os produtos que utilizamos com responsabilidade a partir da informação que recebemos sobre os benefícios ou danos que cada um pode trazer a nossa saúde. Apesar disso tudo, ainda é bem melhor usar o protetor mesmo com essa substância do que não usar nada, porque, quanto aos raios UVA e UVB, estes sim tem seus potenciais ontogênicos mais do que comprovados!

Beijos,
Esther

2 comentários: