19 dezembro, 2011

Ano Novo, Vida Nova!


Como é bom chegar ao fim de mais um ano (eu sei que ainda faltam 2 semanas, mas já tô no clima!) e pensar que podemos recomeçar, tentar melhorar onde vimos que falhamos no ano que passou, nos livrar daquilo que só atrapalha e enxergar as coisas através de um novo ponto de vista. Enfim, começar o ano mais leve... Não sei quanto a vocês, mas pra mim o estado físico do ambiente em que habito tem tudo a ver com o meu estado de espírito nessa questão. Se estou me renovando por dentro, isso inevitavelmente se reflete por fora também, de alguma forma.
Sabem quando a nossa casa fica cheia de coisas inúteis acumuladas? Às vezes até guardamos essas tralhas achando que um dia serão úteis, ou porque possuem um valor emocional, ou porque a gente gosta de guardar tralha mesmo! Já perceberam alguns dos efeitos que esse tipo de acúmulo e bagunça podem ter sobre nós como, por exemplo, a sensação de que somos desorganizados, fracassados, limitados, apegados ao passado, etc? E mesmo nós que estamos numa situação/casinha nova há pouco tempo podemos passar por isso porque talvez quando nos mudamos já trouxemos algumas tralhinhas conosco...


Eu passei por isso e agora me esforço pra fazer uma limpeza periodicamente. Por mais que a gente não perceba, aos poucos as tralhas vão se acumulando se dermos espaço pra elas. Podemos chamá-las de “toxinas” da casa. Aqui estão alguns exemplos:

  • Objetos que não usamos
  • Roupas que não gostamos ou não usamos há um ano ou mais
  • Coisas feias
  • Coisas quebradas, lascadas ou rachadas (se não puder reciclá-las por conta própria)
  • Velhas cartas, bilhetes
  • Plantas mortas (dê uma segunda chance para as doentes só se você tiver paciência pra cuidar delas)
  • Recibos/jornais/revistas antigos
  • Remédios vencidos
  • Meias velhas, furadas
  • Sapatos estragados

Quando começamos essa “limpa” é importante fazermos algumas perguntas pra nós mesmos que nos ajudem a definir até que ponto alguma coisa deve ou não permanecer conosco, como:

- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?


E assim, vamos separando os objetos em pilhas, definindo o que deve ser doado, jogado fora, etc. Procure encaminhar suas doações a alguma instituição séria e aproveite que nesta época são fáceis de encontrar. Uma coisa que eu acho super importante é que a gente, ao doar qualquer coisa, se preocupe sempre em mandar os objetos limpos e ainda em bom estado para uso. Já trabalhei em uma ONG e era muito triste quando recebíamos doações de roupas, brinquedos, livros, (etc.) que vinham estragados, sujos, etc.

Enfim, tenho certeza de que começar o ano de 2012 mais leves e com a casinha sem “toxinas” vai nos fazer muuuito bem! E vocês, têm alguma dica pra acrescentar? 


Beijos,
Esther


Referências: Donas da Casa 




Nenhum comentário:

Postar um comentário