20 outubro, 2011

Como cuidar, manter e exibir sua Porcelana

 
Quais os cuidados que devemos ter com a porcelana para que ela dure muito mais e permaneça sempre linda? Fiz uma pesquisa para saber como fazer com as minhas e encontrei algumas dicas ótimas que tenho certeza de que nos ajudarão muito no cuidado e conservação das nossas peças!


Como Cuidar

  • Você pode levar as peças de porcelana à máquina de lavar louças e microondas desde que a utilização destas seja indicada pelo fabricante.
  • Embora a porcelana de mesa esteja preparada para resistir a choques térmicos, é recomendável evitar que isso aconteça com suas peças de coleção.
  • Caso ocorram riscos feitos por talheres, use saponáceo para riscos recentes e semorim ou algum outro anti-ferrugem para riscos mais fortes (aplicar somente por alguns segundos).
  • Ao limpar sua porcelana de mesa, muito cuidado para não danificar a decoração e nem a vitrificação. Não use a parte verde das esponjas, palha de aço, nem escovas. Deixe a porcelana secar naturalmente, não enxugue, pois além do atrito do pano seco ser prejudicial, pode deixar fiapos.
  • Não deixe seus objetos de porcelana de molho, pois a água penetrará através das micro fissuras da superfície vitrificada, e com o tempo danificará a porcelana.  
  • Remova as partes móveis de sua peça (como a tampa), e reserve-as. Segure sua peça com firmeza (mas sem fazer força demais, pois as partes mais frágeis podem se quebrar), mas evite segurar pelas alças ou qualquer outra parte mais fina e frágil.


Mantendo

  •  Ao limpar bibelôs de porcelana, cubra a mesa de trabalho com uma toalha limpa e que não solte pelos. Cuidadosamente remova a poeira da superfície com um pincel de cerdas macias seco. Tenha muito cuidado com as partes mais frágeis. Peças mais sujas podem ser lavadas com pincel macio embebido em água a temperatura ambiente. Deixe secar naturalmente ao ar.
  • Se uma peça se quebrar, não tente restaurá-la você mesmo. Procure um restaurador profissional. As colas comerciais não são adequadas, e com o tempo ficam amareladas. Além disso, elas são de difícil remoção, o que acabará danificando ainda mais sua peça.
  • Não utilize objetos de porcelana restaurada para servir comida. O material usado na restauração pode ser tóxico.

Exibindo
  • Armários fechados com porta de vidro, como cristaleiras, são sempre a melhor alternativa, pois além de permitir a visualização de suas peças, protegem contra poeira e acidentes. Tenha certeza que seu armário está bem nivelado e firme.
  • Deixe um pouco de espaço entre cada peça, para evitar que ao manuseá-las, haja atrito. Verifique se a porta do armário não está batendo em nenhuma peça.
  • Se você REALMENTE quer pendurar seus pratos na parede, procure usar garras ou "aranhas" reforçadas e encapadas por plástico ou borracha. Garras de arame exposto irão arranhar, lascar e manchar irrecuperavelmente suas peças! Verifique se as garras não estão nem apertadas demais, nem frouxas.

Dica: A porcelana é fabricada a altas temperaturas e não tem porosidades. Ao comprar, prefira as peças bem lisas que evitam a acumulação de sujeira e impurezas, isso vai fazer com que os cuidados de conservação da porcelana sejam menores.

Beijos,
Esther


Fonte: Porcelana Brasil e Minha Casa Meu Ambiente

Um comentário:

  1. Ai que dica otima!
    Gosta da Helo Kitty?
    Começa hoje nas bancas coleção de aparelho de jantar de porcelana da Hello Kitty ainda vem com livro de reita. É lindo demais.
    Comecei a coleção hahahaha...

    ResponderExcluir