18 outubro, 2011

Check-up

Não sei se vocês sabem, mas hoje é dia dos Médicos (iei!). Baseada nisso, resolvi fazer um post um pouco diferente dos assuntos que abordamos aqui no blog, mas muito importante. Afinal, para "brincar de casinha" tem que ter saúde!
Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, esquecemos de cuidar de nós mesmas e por incrível que pareça, só vemos médicos em programas de TV ou na emergência de um hospital quando a coisa já tá braba.
Já está mais que comprovado que a melhor medicina é a PREVENTIVA, aquela que diagnostica uma possível doença ou a já presença dela, mas em fases iniciais quando um tratamento bem mais simples pode ser proposto.


Dito isso, vamos às consultas:
1- Considero a/o Ginecologista a/o clíninca/o geral da mulher, por isso vá a ela/e uma vez por ano! Lá você realizará o preventivo ( indicado mesmo para quem já tomou as 3 doses da vacina de HPV), exame das mamas ( e se necessário, levará um pedido de mamografia), além de poder avaliar possível pressão alta, anemia, colesterol alto... Peça ao profissional um exame de sangue bem completo para avaliar funções hormonais, renais, hepáticas (fígado), infecções.
2- Vá ao oftalmologista pelo menos de 2 em 2 anos. Certas doenças, como o glaucoma ( pressão alta no olho), podem não apresentar sintomas embora sejam graves.
3- Vá a um cardiologista! Pelo menos uma vez na vida, você tem que ir. Aproveite os atestados médicos que muitas academias exigem e veja como anda seu coração.
4- O dentista é o médico da boca e você precisa visitá-lo de 6 em 6 meses para uma limpeza bucal mais profunda, no máximo 1 vez por ano.
5- Sugiro também ir ao dermatologista. Ou para prevenir certas inconveniências ( acne, cravinhos, manchas...) ou para prevenir o próprio envelhecimento da pele, existem cremes muito eficazes e para todo o tipo de bolso!

Preste atenção em você!  Uma mancha, visão embaçada, tonteira, palpitação, dor de cabeça, dor muscular ou articular, formigamentos, alteração do hábito intestinal ou miccional podem ser coisas sérias, não menosprese aquilo que o seu corpo te fala! Dependendo do sintoma, procure um especialista assim que possível.

Procure manter hábitos saudáveis: PARE de fumar, faça exercícios regularmente ( 30 min pelo menos 5 vezes na semana), use filtro solar, coma frutas, legumes, beba água! Evite enlatados, carnes gordas, frituras, doces, temperos prontos ( Knorr, Sazon, Maggi) e evite o sal.  Ah! E NUNCA se auto-medique.





Minha tia, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria disse que uns dos segredos para ter um bom envelhecimento é comer o mínimo possível ( entendam como somente aquilo que o corpo precisa e não o que ele deseja).

Acho que escrevi demais...

Beijo, Beijo

Luiza

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu dia, Luiza! ;)
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Luiza, Parabéns pelo blog. Adorei as dicas.bjs.Ana Rodrigues

    ResponderExcluir